Primeiro Bimestre

Resumos diários - primeiro bimestre

Na aula do dia 07 de fevereiro, aprendemos a diferença entre Senso Comum e Pensamento Lógico Científico. O senso comum é o que aprendemos durante o dia, a vida. Ele diz o que aconteceu, mas não explica porque aconteceu e o que é EXATAMENTE o que aconteceu. Já o pensamento lógico científico explica isso. Ele diz, por exemplo: O ovo está podre (Essa é a informação que nós temos). Mas o pensamento lógico científico explica, por exemplo: Como apodreceu? O que é o podre?.
Também aprendemos sobre o Big Bang- grande explosão em inglês. Na realidade, o big bang não foi exatamente uma explosão, mas sim uma inflação. Um pequeno ponto no universo, menor que uma cabeça de um alfinete, cheio de energia explodiu, formando tudo que tem hoje. Depois dessa explosão, para ser exata 3 segundos depois, os primeiros átomos se formaram. Foram os átomos de hidrogênio. Esses átomos explodiram, formando as nuvens de hidrogênio. Várias estrelas existem no Universo, elas são formadas por átomos de hidrogênio que se unem pela pressão. São três tipos: as grandes, as pequenas e as médias. As grandes são supermassivas, duram pouco. Elas explodem pela pressão e, quando explodem, soltam tudo que tinha no seu interior para o universo. Uma estrela dessas explodiu e formou o nosso Sistema Solar. Já as estrelas médias, como é o caso do Sol e da Terra, duram em cerca de 5 bilhões de anos. E, outra coisa, é que o Sol se expande. Isso faz com que ele chegue cada vez mais perto da Terra. Então, ou a Terra irá acabar, ou o Sol irá destruí-la. Mas isso daqui a 4 bilhões de anos.
 
Por Luiza

Resumo da aula do dia 09 de fevereiro
Na aula do dia nove de fevereiro, demos uma breve recapitulada no conteúdo do dia 07 de fevereiro falando sobre a teoria do Big-Bang que diz que um minúsculo ponto que graças há uma grande pressão de dentro para fora e fora para dentro causando uma grande inflação dando origem ao nosso planeta e ao nosso Sistema Solar.Existe também teoria da Condensação que diz que estes foram formados em decorrencia da explosão de uma estrela supermassiva, mais especificamente do núcleo da estrela que explodiu foi o responsalveu pela maior parte da formação do nosso Sistema Solar e ela diz também que o sol é formado de gases e que inicialmente a Terra era um aglomerado de pedras, meteoros, poeira, entre outros, assim foram chamados de PROTO PLANETAS.


Com o tempo e com a queda de de meteoros a Terra começou a derreter.A partir dai o nosso planeta estava formado e em cima disso começou a se preparar para que mais tarde surgisse vida aqui.
Logo depois que o planeta foi formado era formado apenas de Silicato e Ferro e possuía uma atmosfera primitiva, que essa era composta por Hidrogênio e Hélio, mas como ainda estava muito quente e ainda não havia entrado no período de resfriamento porque ainda havia queda de meteoritos não deixando com que a Terra esfriasse.Alguns milhares de anos depois, com o resfriamento dos gases da nebulosa estavam se misturando com os da atmosfera primitiva, afora que começou a formar-se um núcleo de ferro derretidoe por último um manto fluído formado de Silicato aumentou a densisade. Na 3° de formação da Terra houve a perda da Atmosfera primitiva, a crosta engrossou, nos separando do manto que este ficou bem denso e o núcleo é divido em duas partes: o núcleo interno, é o que fica mais perto do centro da Terra e o núleo externo é o que fica mais distanciado do centro do planeta.No último estágio houve a formação da atmosfera secundária que está é composta por: metano, amônia, nitrogênio,gás sulfidrico,monóxido de cabono, dióxido de carbonio e água na forma de vapor.
Por Ana Jeager


Formação da Primeira célula viva na Terra (aula de 14 de fev.)


Desenho de: Ana Jaeger

Na aula do dia 14, aprendemos muitas coisas. Por exemplo: Energia do Sol + Energia dos raios + gases da atmosfera (CH4, NH3, N2, H2S, CO, CO2, H20) = Compostos orgânicos. Esses, quando se agrupam formam os COACERVADOS, que nada mais são que gotículas de água circundadas (delimitadas) pelos ácidos graxos. O ácido graxo é uma gordura que não se mistura com a água. Também aprendemos que passou a existir uma substância capaz de se duplicar, ou seja, criar cópias de si mesma. O nome dessa substância é RNA, que acabou criando o tão conhecido DNA. Essa substâcia + proteínas = primeira célula viva na Terra. Depois iremos colocar um post falando sobre as teorias da criação dos seres vivos.

Escrito por: Luiza


Teorias sobre a origem da vida (aula de 16 de fevereiro)

Há milhares de anos, os homens tentam descobrir a origem da vida, como surgiu, quando, porque. Alguemas delas até antes de Cristo (a.c), e é isso que vamos ver agora.Então preparem-se para uma viagem científica.

Teoria de Aristóteles (354 a.c)
Essa é a mais antiga teoria sobre a origem da vida, e foi feita pelo cientista Aristóles. Ela ficou conhecida como a teoria da abiogênese, ou da geração expontânea, pois dizia que as coisas se formavam através da força vital (que estava no ar, segundo essa teoria). Para você entender melhor, resumindo era assim : digamos que uma folha seca cai no lago e se transforma com a força vital do ar num peixe. Parece estranho não é ? Pois é. Mas naquela época, e durante muitos anos se acreditou nessa teoria. Apesar de hoje sabermos que não está correta, Aristóteles foi a primeira pessoa que tentou esplicar a origem da vida.
MATÉRIA BRUTA + FORÇA VITAL --> VIDA

Teoria de Francesco Redi (1668)
Redi elaborou a primeira teoria contrária a abiogênese (de Aristóteles). Ele fez uma experiência para provar que a vida provêm de outra vida já existente. Foi assim: ele pôs dois pedaços de carne em dois vidros, um pedaço de carne em cada, com vidros iguais. Apenas uma coisa diferente, um dos vidros deixou aberto, o outro tapou com gaze. Dias depois, no vidro aberto haviam larvas de moscas, no com gaze não. Conclusão: no vidro aberto apareceram larvas de moscas pois moscas entraram ali e colocaram seus ovos. Se a teoria da geração expontânea estivesse certa, deveria ter aparecido larvas nos dois vidros.


Teoria de Spallanzani (1768)
Spallanzani, juntamente com Redi, não acreditravam na teoria de Aristóles equeriam provar isso. Depois da experiência de Francesco Redi, Spellanzani concluiu uma também. Para provar que um ser vivo se origina de outro ser vivo já existente e não da força vital( ou princípio ativo), realizou a seguinte experiência:
-Colocou caldo de carne em dois tubos de ensaio;
-ferveu os caldos
-um dos tubos ele fechou, o outro ele interrompeu a fervura e ainda deixou aberto;
-passou-se dias
-no tubo que estava tampado, não aconteceu absolutsmente nada, pois ele eliminou os microorganismos existentes ali com a fervura e impediu que entrasse mais tampando o tubo;
-já o aberto, estava cheio de microorganismo, bactérias e vermes.
CONCLUSÃO : apareceram microorganismos ali pois o tubo estava em contato com ar, que há microorganismos.


Teoria de Pasteur (1860)
Pasteur adaptou a experiência de Spallanzani. Colocou caldo de carne em um balão de vidro com um longo gargalo, submetendo-o a um aquecimento prolongado seguido de um lento resfriamento. O caldo nutritivo ficou completamente esterilizado. A seguir, aqueceu os gargalos retorcendo-os em forma de S, criando balões pescoço de cisne. Pasteur não tampou os frascos, permitindo o contato com o ar. Esse procedimento visou derrubar o argumento de Needhan, que dizia que a falta do ar impedia o processo do principio ativo ( ou força vital), nos experimentos realizados por Spallanzani. No entanto, o líquido permaneceu estéril por um longo tempo. As curvas do pescoço do frasco funcionaram como uma espécie de filtro, impedindo a penetração de microorganismos que pudessem contaminar o caldo. Como os frascos ficavam abertos, não se podia falar da impossibilidade da entrada do princípio ativo do ar. Quando Pasteur quebrou o pescoço do balão, permitindo o contato do caldo existente dentro dele com o ar, constatou que o caldo contaminou-se com os microorganismos que estavama no ar. Com isso descartou a origem da Abiogênese, juntamente com Redi e Spallanzani e criou uma nova teoria, a teoria da biogênese.


Teoria de Svante Arrhenius (1887)
Teoria da formaçao extraterrestre ou panspermia,ou seja, poeira cósmica, meteoritos, cometas caíram na Terra gerando a vida. Svante Arrhenius ficou conhecido pela frase "A vida é um fenômeno natural no universo, e veio parar na Terra de carona". Essa teoria se baseia em dois fatos :
-Em 1984, foi achado um meteorito na Antártica (ALH84001), e acredita-se que nele havia uma bactéria, que existe na Terra.
-Na década de 60, na Austrália, encontraram outro meteorito, contento aminoácidos, proteínas e açúcar.

Teoria de Oparin-Haldane

Essa Teoria é a mais aceita hoje em dia, a considerada mais correta. Por essa teoria, a vida se originou a partir de:
-Energia solar (UV A, UV B e LUZ) + Raios de tempestade + Gases da atmosfera = Compostos Orgânicos;
-Esses, por sua vez, geraram os coacervados (aminoácidos, proteínas, ácidos graxos e açúcar);
-A partir daí, então, surguiu o RNA (célula capaz de se multiplicar), para depois o DNA e depois surgir a VIDA.
POR: Jade 

Resumo da aula do dia 28 de fevereiro

No dia 28:
No dia 28, aprendemos sobre as características dos seres vivos.
1: O ser humano NÃO apresenta uma fórmula química simples. Ele tem uma forma química complexa, que não pode ser escrita.
2: Existem 2 tipos de células: as procariotas - que o DNA está solto no citoplasma. Um exemplo é as bactérias. E as eucariotas: que o DNA está dentro do núcleo. Exemplo: todos menos as bactérias.
3: Todo o ser vivo se reproduz, e a reprodução pode ocorrer de duas formas: assexuada e sexuada. A reproduçao sexuada é a reprodução do óvulo + espermatozoide. É a reprodução humana, onde as principais características dos gametas masculino e feminino se misturam, formando um novo ser. A reprodução assexuada é a cissiparidade (divisão simples). Isso não acontece com os humanos.
4: Todo ser vivo apresenta metabolismo e respiração (ALIMENTO + OXIGÊNIO = ENERGIA)
5: Todo ser vivo apresenta crescimento em função do metabolismo. (DIVISÃO CELULAR)
6: Todo ser vivo evolui (ou apresenta evolução). Evolução é a capacidade de adaptação ao ambiente através da seleção natural.
7: Todo ser vivo reage a estímulos do meio ambiente
8: Movimento

Por: Luiza :)


Aula de 01 de março
                                         Para melhor visualização clique em cima da imagem
                                                              Por: Jade
 Aula do dia 08/03

 Na aula do dia 08/03 nos começamos a matéria: Classificando os seres vivos.
Na Grécia Antiga, há milhares de anos atrás viveu um homem chamado Platão. Platão vinha de uma família rica, ele havia sido discípulo de Sócrates um filosofo da Grécia Antiga que este havia lhe ensinado tudo que sabia.
Platão foi o primeiro a criar uma academia na qual ensinava aos seus discípulos o que sabia. Para ele existiam dois mundos: o mundo sensível, terrestre também chamado de TELURICO no qual nós vivemos e o mundo supra sensível, celeste também chamado de HYPER URANIA. Na teoria de Platão nós vivíamos no mundo sensível e conforme íamos morrendo e nascendo novamente na forma de outra pessoa e nos assemelhando a um ser superior que vivia no mindo supra sensível, essa pessoa era o nosso modelo da qual nós éramos feitos, até que nós nos tornávos o ser superior, o modelo.
1- Aristóteles - Aristóteles foi um dos melhores discípulos de Platão. Ele frenquentou as aulas de seu mestre por 20 anos até que resolveu parar de ir, pois em vários pontos do que Platão ensinava ele descordava, resolveu então criar sua própria academia só que ela não seria qua nem a de seu mestre em um grande prédio, seria ao ar livre em uma praça. Os discúpulos de Aristóteles que sabiam escrever levavem o material da época para escrever e em muitas "aulas" eles saiam a caminhar pela cidade com seu mestre falando o que sabia, muitas vezes iam até o mar e voltavam para o seu ponto inicial.
Aristóteles criou o conceitos de:- Reino mineral

                                                   - Reino vegetal
         Critérios                            - Reino animal
                                                   - Gênero
                                                   - Espécie - eidos (ideia)
                           determinavam - CATEGORIAS
2-Teofrasto - Teofrasto foi um dos vários discípulos de Aristóteles, ele aprofundou no estudo das palntas e criou os seguintes conceitos: - Aprofundou-se no conceito criado por seu mestre de Reino Vegetal
                                                                - Ervas
                                                                - Arbustos
                                                                - Arvoretas
                                                                - Árvores
3- Stº Agostinho de Tagaste - Stº Agostinho de Tagaste não foi discípulo de Teofrasto, mas em parte de seu estudo se baseou nele. O Stº Agostinho criou os segintes conceitos:
                                                                -Animais
                                                                *úteis
                                                                * nocivos
                                                                - Vegetais
                                                                * úteis
                                                                * nocivos
4- Karl Von Linneu (Linnaeus) - Karl Von Linneu nasceu em 1775 e criou baseado em todas as descobertas dos citados acima e em seu estudo as Categorias Taxônomicas.

                                                                - Reino - Metazoa - animais
                                                                - Filo - Chordata
                                                                - Classe - Mammália
                                                                - Ordem - Homeonídios
                                                                - Família - Homeonídios
                                                                - Gênero - Homo
                                                                - Espécie - Homo Spaiens spaiens
Karl Von Linneu escreveu um livro chamado Systema Naturale.

Por Ana Jaeger

Aula do dia 15/03/2012

Hoje aprendemos as categorias Taxonomicas:
-Reino
-Filo
-Classe
-Ordem
-Família
-Genêro
-Espécie
A espécie é a única natural, existente na natureza, as outras foram inventadas pelo ser humano, por questões de estudo, classificando os seres.
Éspécie --->conjunto de organismos semelhantes morfologicamente vivendo numa mesma área e que são capazes de cruzar e gerar filhotes férteis.
                                      Regras de Nomenclatura de um ser
1. O nome da espécie é binominal. O primeiro, o gênero, e o segundo é a espécie.
Ex.: Equis cabalus ---> Equis é o gênero, cabalus é a espécie.
       Homo sapiens ---> Homo é o gênero, e sapiens é a espécie.


2. O gênero deve ser sempre escrito com letra Maiuscúla, e a espécie com letra minuscúla.
Ex.: Equis cabalus ---> Equis é o gênero, então é escrito com letra maiuscúla no começo, cabalus é a espécie, então deve ser escrito todo em minúsculas.

3. Se for manuscrito, deve ser sublinhado, e se for digitado, deve ser itálico.

SISTEMA COM 5 REINOS:
1969- Whitacker

1. Monera --> bactérias a ciano bactérias (unicelular procarioto).
2. Protoctista --> protozoários, algas unicelulares (unicelulares eucariotos).
3. Fungi --> cogumelos, bolores, mofos (unicelulares ou multicelulares).
4. Metafita --> plantas (eucarioto multicelular).
5. Metazoa --> animais (eucarioto multicelular).

Por: Jade 

Resumo da aula do dia 20/03/2012

Na aula do dia 20, nós começamos aprendendo sobre as classificações dos animais dos reinos:
  • Reino monera: unicelulares, procariotos, autotróficos e heterotróficos
  • Reino protoctista: unicelulares, multicelulares, eucariotos, autotróficos e heterotróficos
  • Reino metáfita: multicelulares, autotróficos e eucariotos
  • Reino fungi: unicelulares, multicelulares, heterotróficos por decomposição, sem tecido, verdadeiros
  • Reino metazoa: multicelulares, eucariotos, heterotróficos por ingestão
Também vimos um esquema para entendermos melhor as semelhanças entres os reinos e a origem deles. Ele será escaneado e postado aqui. Também aprendemos o conceito de vírus, que em latim significa veneno. Ele nada mais é do que um organismo acelular parasita intracelular obrigatório. E também aprendemos que exitem dois tipos de vírus: os envelopados e os não-envelopados. Os não-envelopados possuem proteínas e DNA. Eles são compostos pelo capsídio e pela genoma viral. Já os envelopados são compostos pelo envelope (uma camada bimolecular de lipídios - membrana plasmática). Eles também tem as proteínas ligantes, que tem a função de reconhecer as células hospitaleiras e ligar-se as células hospitaleiras. Aí vocês se perguntam: como um vírus não-envelopado entra no nosso organismo? Simples: O capsídio faz o papel das proteínas ligantes. E também tivemos um pouquinho do que eu chamo de "matemática das outras matérias": Capsídio + Genoma viral = Núcleo Capsídio.

Isso foi a nossa aula do dia 20 (terça-feira)
Até o próximo resumo,
Luiza

Aula do dia 22/03/2012

Na aula do dia 22 aprendemos sobre a reprodução dos vírus.
Os vírus têm duas maneiras de se reproduzirem: através do Ciclo Lítico  ou do Ciclo Lisôgenico.
Ciclo Lítico (lise - destruir)  - Na primeira etapa há o reconhecimento da célula hospedeira pelas proteínas ligantes. Na segunda etapa o vírus se liga, se "uni" a célula bacteriana. Na terceira etapa há a introdução do DNA do vírus no citoplasma bacteriano, isso acontece pois o "corpo" do vírus "fura" a célula e deixa que seu DNA entre na célula, ficando inativo. A quarta parte é a reprodução do vírus que faz com que toda a célula pare de fazer o que esta fazendo e comece a trabalhar na sua reprodução, esta acontece da seguinte maneira: os ribossomos ou a proteína DNA polimerase lêem o DNA do vírus, que neste diz como construir um vírus, os ribossomos ou a proteína constroem centenas e mais centenas de corpos de vírus, sem ter noção, é claro que aquilo mais tarde irá matá-los, depois de feitos os corpos,eles começam a copiar o DNA do vírus inicial, que se unem aos corpos. Depois de tudo pronto os vírus explodem a célula e vão embora. A quinta e última parte é a morte da célula em decorrência de sua explosão.
Ciclo Lisogênico - A primeira, a segunda e a terceira parte do ciclo lisogênico são iguais as respectivas partes do ciclo lítico. Na quarta parte do ciclo lisogênico é que há a diferença do ciclo lítico,em vez da célula construir o vírus, o DNA dele se une ao DNA da célula bacteriana. A quinta parte é a que acontece a reprodução, pois quando a célula se reproduz de maneira assexuada a célula divide seu DNA em dois, dividindo o DNA do vírus também, e assim por diante. Desta maneira faz com que o vírus se reproduza juntamente com a célula.
Obs.: Uma pessoa contaminada com o vírus HIV, por exemplo, pode permanecer meses sem desenvolver a doença, isto porque muitas vezes, o vírus, entra para dentro da célula sem fazer mal nem bem, até decidir sair, causando, a partir daí os sintomas da AIDS.
Escrito por: Ana Jaeger


Resumos Semanais-primeiro bimestre

 Resumo - semana 1 (07 e 09 fev.)

Nessa semana aprendemos como surguiu o universo, a formaçao do sistema solar e de nosso planeta Terra. O Big Bang, foi uma grande explosão (inflaçao), de um ponto no universo menor que uma cabeça de alfinete. A partir daí, os primeiros atómos se formaram, os de hidrogênio. E, esses atómos explodiram, formando as nuvens de hidrogênio, que por sua vez, se unem pela pressão formando o hélio- 2 prótons, 2 neutrôns e 2 eletróns. A partir daí surge as estrelas supermassivas, que duram pouco tempo, e explodem no universo. Com essa explosão, elas enriquecem o universo com matéria. Assim, surge os proto-planetas, um aglomerado de matéria, poeira, e outras coisas existentes no universo. Só que quando a estrela supermassiva explode, uma parte dela restou, formando o Sol. Os restos, ao longo de milhões e milhões de anos, formaram os planetas, até chegar ao nosso sistema solar conhecido hoje. Ou seja, como se formou o sistema solar ? A partir da explosão das estrelas. Mas não pense que o planeta Terra, era assim no começo, ele sofreu muitas mudanças até chegar a esse estado como conhecemos hoje, e é isso que vamos ver agora. A Terra primitiva era composta basicamente por silicato e ferro, e a todo momento meteoros caíam sobre ela. Nesse período, era impossível para nós humanos viver nela, sua superfície era muito quente, com erupções vulcânicas frequentes, e sua temperatura passava dos 1200 graus. Ao longo do tempo, ela começou a se resfriar, criando seu núcleo e manto, para depois formar sua crosta. Isso sem falar do resfriamento da atmosfera primitiva, que era formada por gases quentes da nebulosa. Todo esse processo contou com a presença do Sol, que largava seus raios UV A e UV B. Para isso acontecer levou cerca de 500 milhões de anos.

Para mais informações,veja no blog as aulas de 7 de fevereiro9 de fevereiro. Bom estudo!

Escrito por : Jade 


Resumo da semana 2 (dias 14 e 16 de fevereiro)

Nessa semana aprendemos como se formou a primeira célula viva na Terra (14 de fev.) e as teorias sobre a origem da vida (16 de fev.).
Na aula do dia 14 aprendemos que a ENERGIA DO SOL + ENERGIA DOS RAIOS + GASES DA ATMOSFERA (CH4, NH3, N2, H2S, CO, CO2, H20) = Compostos Orgânicos -->que  se agrupando formam os Coacervados, que são delimitados pelos ácidos graxos. Vimos também que a partir disso passou a existir o RNA, que deu origem ao DNA (substância capaz de se duplicar). Essa substância combinado com as proteínas deram origem a primeira célula viva na Terra, para depois, surgir a VIDA.
Resumindo ...
Energia do sol + energia dos raios + gases da atmosfera = Compostos Orgânicos -->Coacervados -
RNA --> DNA + proteínas = primeira célula viva na Terra --> VIDA.

Na aula do dia 16 vimos as teorias sobre a origem da vida.
Teoria de Aristóteles : conhecida como abiogênese ou geração expontânea, pois dizia que a matéria bruta poderia se transformar em um ser vivo com a força vital presente no ar.
Teorias de Redi, Spallanzani e Pasteur : contrárias a abiogênese, diziam que a vida provinha de outra vida já existente. Foram essas teorias que descartaram a teoria de Aristóteles.
Teoria de Arrhenius : conhecida como teoria de geração extraterrestre ou panspermia, "A vida é um fenômeno comum no universo, e veio parar na Terra de carona".
Teoria de Oparin e Haldane :
Energia do sol + energia dos raios + gases da atmosfera = Compostos Orgânicos -->Coacervados -

RNA --> DNA + proteínas = primeira célula viva na Terra --> VIDA.

Para mais informações, veja no blog as aulas de 14 de fevereiro e 16 de fevereiro. Bom estudo!
Escrito por : Jade


Resumo dos dias 28 de fevereiro e 01 de março (semana 3)

No dia 28:
No dia 28, aprendemos sobre as características dos seres vivos.
1:  O ser humano NÃO apresenta uma fórmula química simples. Ele tem uma forma química complexa, que não pode ser escrita.
2: Existem 2 tipos de células: as procariotas - que o DNA está solto no citoplasma. Um exemplo é as bactérias. E as eucariotas: que o DNA está dentro do núcleo. Exemplo: todos menos as bactérias.
3: Todo o ser vivo se reproduz, e a reprodução pode ocorrer de duas formas: assexuada e sexuada. A reproduçao sexuada é a reprodução do óvulo + espermatozoide. É a reprodução humana, onde as principais características dos gametas masculino e feminino se misturam, formando um novo ser. A reprodução assexuada é a cissiparidade (divisão simples). Isso não acontece com os humanos.
4: Todo ser vivo apresenta metabolismo e respiração (ALIMENTO + OXIGÊNIO = ENERGIA)
5: Todo ser vivo apresenta crescimento em função do metabolismo. (DIVISÃO CELULAR)
6: Todo ser vivo evolui (ou apresenta evolução). Evolução é a capacidade de adaptação ao ambiente através da seleção natural.
7: Todo ser vivo reage a estímulos do meio ambiente
8: Movimento

No dia 01 de março:
No dia 01 de março, nós aprendemos mais coisas sobre as células. Fizemos um esquema sobre a célula (que vocês podem ver na postagem anterior o esquema da Jade) e aprendemos alguns conceitos.  Nós aprendemos que a célula tem: Membrana plasmática, a cápsula (que é responsável pela sua proteção), a parede celular, os ribossomos unidos a membrana (respiração celular, fábrica de proteínas), o pili ou fimbrias, que ancoram a bactéria no seu meio. Também aprendemos que a célula tem DNA, e que acontece uma invaginação da membrana. E também tem o FRAGELO, que faz o deslocamento da célula através da nadação. Recomendo para quem quiser entender melhor, olhar o esquema na postagem anterior.

POR: Luiza

Resumo semanal - aulas de 20/03 e 22/03

Nessa semana vimos as 5 Reinos e suas características.

Reino Monera
Engloba as bactérias e as ciano bactérias. Esse Reino é o ancestral, o primitivo. Unicelulares, procariotas, autotróficos e heterotróficos.
Reino Protoctista
Engloba os protozoários, e as algas unicelulares. Unicelulares, multicelulares, eucariotas, autotróficos e heterotróficos.
Reino Metafita
Engloba as plantas. Multicelulares, autotróficos e eucariotos.
Reino Fungi
Engloba os cogumelos, bolores e mofos. Unicelulares, multicelulares, heterotróficos por decomposição, sem tecido, verdadeiros.
Reino Metazoa
Engloba os animas. Multicelulares, eucariotos, heterotróficos por ingestão.


Também vimos os Vírus e sua reprodução.
Os vírus são organismos acelulares (ou seja, não têm célula), parasitas intracelulares obrigatórios.
Os vírus podem ser envelopados ou não envelopados.
Vírus não envelopados: o capsomero protege o genoma.
 
Vírus envelopados: há um envelope ao redor do capsomero (ou capsídio). Esse envelope é uma camada bimolecular de lipídios (membrana plasmática) que é responsável por reconhecer a célula e ligar-se á ela (proteínas ligantes).
 

 ---> Um vírus não envelopado entra no nosso organismo porque o capsídio faz o papel das proteínas ligantes.

REPRODUÇÃO DOS VÍRUS
Ciclo Lítico:
1.Reconhecimento da célula hospedeira pelas proteínas ligantes.
2.Ligação do vírus a cápsula bacteriana.
3.Introdução do DNA viral no citoplasma bacteriano.
4.Reprodução do vírus.
5.Morte = lise bacterian.
 

Ciclo Lisogênico:
1. Igual ao ciclo Lítico.
2. Igual ao ciclo Lítico.
3. Igual ao ciclo Lítico.
4. O DNA do vírus se une ao DNA da bactéria.
5. A célula se reproduz de maneira assexuada e  seu DNA se divide em dois, dividindo o DNA do vírus também, e assim por diante. Desta maneira faz com que o vírus se reproduza juntamente com a célula.

Para mais informações, veja no blog as aulas de 20/03 e 22/03. Bom estudo!
Por: Jade 


Curiosidades - primeiro bimestre

Formação da Terra

Para alcançar o nível de evolução no qual encontra o planeta hoje, foi preciso milhões de anos para que esse se configurasse e pudesse oferecer condições para o desenvolvimento da vida.
Segundo a classe de cientistas a Terra está datada de 4,5 a 5,0 bilhões de anos.

Ao longo de sua formação o planeta já possuiu diferentes características em consistência e principalmente em temperatura, houve períodos com temperaturas extremamente elevadas, e supostamente o planeta passou por processo de glaciação.

Em forma de retrospectiva, segue os principais eventos que marcaram a formação do planeta e de seus habitantes, os seres vivos.

1º evento: Formação da Terra há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, nesse período o planeta era extremamente quente equivalente a uma imensa bola de fogo, não abrigando nem uma forma de vida.

2º evento: Passados milhões de anos após a formação do planeta, a Terra entrou em um processo de resfriamento gradativo, essa alteração originou uma estreita camada de rocha em toda a Terra.

3º evento: Com as mudanças ocorridas na temperatura do planeta, que foi se resfriando, foi expelida do interior da Terra uma imensa quantidade de gases e vapor de água. Esse processo fez com que os gases formassem a atmosfera e o vapor de água favoreceu o surgimento das primeiras precipitações, um longo tempo de chuva ocasionou a formação dos oceanos primitivos, que possuíam cerca de 20 cm de profundidade.

4º evento: A formação dos oceanos foi fundamental para o surgimento da vida no planeta, pois a origem da vida veio dos seres aquáticos. Dessa forma surgiram primeiramente no plantae as bactérias e algas, além de microrganismos, isso há cerca de 3 bilhões e 500 milhões de anos.

5º evento: Essas primeiras formas de vida foram importantes para o surgimento de outros seres. Surgiram então, oriundos dos microrganismos, os invertebrados dentre eles medusas, trilobitas, caracóis e estrela-do-mar, além disso, desenvolveram plantas tais como as algas verdes, todos os seres vivos desse momento habitavam ambientes marinhos.

6º evento: Pouco tempo depois algumas espécies de plantas marinhas desenvolveram a capacidade de se adaptar fora do ambiente aquático migrando para áreas continentais, dando origem às primeiras plantas terrestres.

7º evento: Os animais terrestres tiveram sua origem a partir do momento que algumas espécies de peixes saíram da água dando origem aos anfíbios e posteriormente aos répteis. Houve um tempo no qual o planeta Terra ficou povoado por grandes répteis denominados de dinossauros, esse ficou caracterizado como o Período Jurássico. O período permiano deu origem às plantas com flores e os mamíferos. Os grandes répteis foram extintos há 70 milhões de anos.

8º evento: Há aproximadamente 65 milhões de anos teve início a formação das grandes cadeias de montanhas como o Himalaia e os Alpes. Os animais como os mamíferos e as aves proliferaram por todo o planeta, a atmosfera já possuía as mesmas características atuais.

9º evento: Há aproximadamente 4 milhões de anos surgiram os ancestrais dos seres humanos, o planeta a partir de então entrou em períodos de muito frio ocasionados pelo crescimento das geleiras, no entanto, há 11 mil anos as geleiras se fixaram nas zonas polares.
Por Eduardo de Freitas
FONTE :http://www.mundoeducacao.com.br

Sistema Solar

Introdução 
O sistema solar é formado por um conjunto de nove planetas, satélites naturais, milhares de asteróides e cometas que gravitam ao redor do Sol. O sistema solar também é composto por uma grande quantidade de gases e poeiras interplanetárias. O Sistema Solar situa-se na Via Láctea.
Conhecendo o Sistema Solar 
A formação do sistema solar remonta há  aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Formou-se de uma gigante nuvem formada por gases e poeira cósmica, originadas de uma grande explosão e colisão de estrelas. 
O tempo necessário para formação do sistema solar, calculam os astrônomos, foi de aproximadamente 100 mil anos. Neste período, os átomos foram se juntando e formando os planetas, satélites e estrelas que conhecemos hoje.
O Sistema Solar é formado por oito planetas: Mercúrio, Terra, Marte, Júpiter,Vênus, Saturno, Urano e Netuno. Até agosto de 2006, Plutão era considerado um planeta, porem, a  União Astronômica Internacional mudou os critérios para a definição de um planeta. Como Plutão é pequeno em relação aos outros, passou a ser considerado um planeta anão ou planetóide. 
Muitos destes planetas podemos visualizar a noite a olho nú ou com a ajuda de um telescópio. Os planetas, ao contrário das estrelas, não possuem luz própria e só podem ser vistos graças a luz que refletem do Sol. Ao redor dos planetas, gravitam 67 satélites, dentre eles a Lua (satélite natural do nosso planeta), que gravita ao redor no planeta Terra.
Nas órbitas de Marte e Júpiter, localizam-se grande parte dos asteróides que variam de tamanho, podendo ser até mesmo minúsculos. Os asteróides são compostos de blocos de rocha, diferente dos cometas que são formados por poeira cósmica e gelo.
Historiadores e paleontólogos acreditam que foi a queda de um cometa em nosso planeta que ocasionou a extinção dos dinossauros na Terra há milhões de anos. A preocupação ainda existe, pois muitos deles passam perto da órbita terrestre. O impacto de um cometa, de grandes proporções, poderia provocar danos incalculáveis ao nosso planeta.

Fonte:http://www.suapesquisa.com/sistemasolar/ 

Experimento de Miller e Urey

Sua experiência
O grande feito do cientista foi realizado em 1952 (Alguns dizem 1953), sob a supervisão de Harold Urey (1893-1981), quando ambos estavam na Universidade de Chicago. Num recipiente projetado para ser uma versão artificial da [suposta] atmosfera terrestre primitiva - uma mistura de hidrogênio, água, amônia e metano -, a dupla disparou cargas elétricas para simular o efeito de raios, e o resultado, após uma semana, foi o surgimento espontâneo de glicina e a alanina que são aminoácidos - moléculas orgânicas não complexas.
Este experimento é considerado um marco histórico nas pesquisas a respeito da origem da vida, embora novos enfoques tenham questionado a sua validade, devido, em parte, à improbabilidade de uma atmosfera altamente redutora na terra primitiva, porem muitas pessoas já refizeram o experimento, e em todos os casos aconteceram a mesma coisa.
Desde então conhecido como "Experimento de Staley-Miller" ou a "Sopa Orgânica" foi publicado em 15 de maio de 1953 pela revista científica Science, com um impacto notável - era a primeira demonstração de como moléculas orgânicas poderiam ter surgido nas condições especiais da Terra primitiva.
Por: Luiza