sábado, 20 de outubro de 2012

Gimnospermas

As gimnospermas são as primeiras plantas a apresentar sementes e ter total independência da água para reprodução. São representadas por pinheiros, araucárias, sequóias, tuais, ciprestes e sagus-de-jardim. Vivem preferencialmente em locais de clima temperado.          

Suas Classes são:
-Coniferofitas--> pinheiros, ciprestes e araucárias
-Ginkgofitas--> Ginko biloba
-Cycadofitas--> Cycas sp.

As gimnospermas possuem raízes, caule e folhas. Possuem também ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estróbilos. Em muitas gimnospermas, como os pinheiros e as sequóias, os estróbilos são bem desenvolvidos e conhecidos como cones - o que lhes confere a classificação no grupo das coníferas.  No entanto, as gimnospermas não produzem frutos. Suas sementes são "nuas", ou seja, não ficam encerradas em frutos.
                                                                                                                                                                                                                                                   Reprodução das gimnospermas: o estróbilo masculino produz pequenos esporos chamados grãos de pólen e o estróbilo feminino produz o óvulo. O estróbilo masculino se abre e libera vários grãos de pólen, que, com o vento podem chegar até o estróbilo feminino. Então um grão de pólen pode formar uma espécie de tubo, o tubo polínoco, onde se origina o núcleo espermático, que é o gameta masculino. O tubo polínico cresce até alcançar o óvulo, no qual introduz o núcleo espermático. Logo, o núcleo espermático fecunda a oosfera formando o ovo zigoto, que se desenvolve e se transforma em embrião. À medida que o embrião se forma, o óvulo se transforma em semente, estrutura que contém e protege o embrião. As sementes são levadas pelo vento e podem germinar originando uma nova planta.

Esquema da reprodução das gimnospermas.

Por: Jade                                                                                                                                                                                                  

Um comentário: