quinta-feira, 7 de junho de 2012

FUNGI

O Reino Fungi é dividido em quatro filos, os Citridiomycetos (aquaticos), os Zigomycetos (bolores e mofos), os Ascomycetos (orelhas de pau) e os Basidiomycetos (cogumelos de chapéu).

Características dos Fungi:
1. São eucariotos, ou seja, tem células com núcleo e carioteca.
2. Podem ser pluricelulares ou unicelulares (leveduras).
3. Apresentam nutrição heterotrófica por absorção.
4. Digestão extracelular, produzindo enzimas e liberando-as para o meio ambiente e absorvendo os nutrientes que necessitam para crescer e se reproduzir. 
5. Estrutura do corpo formado por Hifas, formando o Micélio.
6. Parede celular formada por quitina.
7. Reprodução por esporos.

ZIGOMYCETOS
 O filo  Zigomyceto reúne os bolores e mofos, como mostra a imagem abaixo.

















CITRIDIOMYCETOS
 O filo Citridiomyceto reúne fungos em sua maioria aquáticos, que apresentam flagelos em algum estagio da vida. (Imagem abaixo)















ASCOMYCETOS
O fIlo Adcomyceto é formado pelas orelhas de pau. (Imagem abaixo)































BASIDIOMYCETOS
Esse filo é formado pelos cogumelos de chapéu. (Imagem abaixo)






















HIFAS
Afinal, o que são essas hifas?
Hifas são um conjunto de filamentos,  que entrelaçadas formam o micélio (que lembra um teia de aranha) que constituem o corpo dos fungos. As hifas podem ser cenocíticas ou septadas. O micélio formado pelas hifas, pode ser reprodutivo ou vegetativo. O micélio reprodutivo tem a funçao de produzir esporos para a reproduçao, e o micélio vegetativo e responsavel pelo crescimento e pela absorçao de nutrientes.

 



















































Reprodução dos fungos
Os fungos geram células microscópicas, os esporos, que podem ser levados com o vento. Os esporos dos cogumelos, por exemplo, são produzidos na parte visível do fungo, o corpo de futricação. Quando um esporo cai sobre a matéria orgânica, ele se multiplica, formando hifas que se ramificam e penetram no material, assim forma-se um novo fungo.

Importância econômica e ecológica dos fungos
 Os fungos apresentam um grande bem para a natureza, pois juntamente com as bactérias, decompõem a matéria orgânica, fazendo uma "faxina" na natureza.
Além disso, cerca de duzentos tipos de cogumelos são usados na alimentação humana, sem contar que alguns fungos são responsáveis pela produção de queijo, pão, bebidas, alcool e antibióticos.


Por Jade

Nenhum comentário:

Postar um comentário