sábado, 25 de fevereiro de 2012

Formação da Primeira célula viva na Terra (aula de 14 de fev.)


Desenho de: Ana Jaeger

Na aula do dia 14, aprendemos muitas coisas. Por exemplo: Energia do Sol + Energia dos raios + gases da atmosfera (CH4, NH3, N2, H2S, CO, CO2, H20) = Compostos orgânicos. Esses, quando se agrupam formam os COACERVADOS, que nada mais são que gotículas de água circundadas (delimitadas) pelos ácidos graxos. O ácido graxo é uma gordura que não se mistura com a água. Também aprendemos que passou a existir uma substância capaz de se duplicar, ou seja, criar cópias de si mesma. O nome dessa substância é RNA, que acabou criando o tão conhecido DNA. Essa substâcia + proteínas = primeira célula viva na Terra. Depois iremos colocar um post falando sobre as teorias da criação dos seres vivos.

Escrito por: Luiza

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Experimento de Urey e Miller

Urey

CFB- Experimento de Miller e Urey

Sua experiência

O grande feito do cientista foi realizado em 1952 (Alguns dizem 1953), sob a supervisão de Harold Urey (1893-1981), quando ambos estavam na Universidade de Chicago. Num recipiente projetado para ser uma versão artificial da [suposta] atmosfera terrestre primitiva - uma mistura de hidrogênio, água, amônia e metano -, a dupla disparou cargas elétricas para simular o efeito de raios, e o resultado, após uma semana, foi o surgimento espontâneo de glicina e a alanina que são aminoácidos - moléculas orgânicas não complexas.
Este experimento é considerado um marco histórico nas pesquisas a respeito da origem da vida, embora novos enfoques tenham questionado a sua validade, devido, em parte, à improbabilidade de uma atmosfera altamente redutora na terra primitiva, porem muitas pessoas já refizeram o experimento, e em todos os casos aconteceram a mesma coisa.
Desde então conhecido como "Experimento de Staley-Miller" ou a "Sopa Orgânica" foi publicado em 15 de maio de 1953 pela revista científica Science, com um impacto notável - era a primeira demonstração de como moléculas orgânicas poderiam ter surgido nas condições especiais da Terra primitiva.
Miller


Fonte: wikipédia
Feito por: Luiza

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Aula do dia 14 de fevereiro de 2012

Na aula do dia 14, aprendemos muitas coisas. Por exemplo: Energia do Sol + Energia dos raios + gases da atmosfera (CH4, NH3, N2, H2S, CO, CO2, H20) = Compostos orgânicos. Esses, quando se agrupam formam os COACERVADOS, que nada mais são que gotículas de água circundadas (delimitadas) pelos ácidos graxos. O ácido graxo é uma gordura que não se mistura com a água. Também aprendemos que passou a existir uma substância capaz de se duplicar, ou seja, criar cópias de si mesma. O nome dessa substância é RNA, que acabou criando o tão conhecido DNA. Essa substâcia + proteínas = primeira célula viva na Terra. Depois iremos colocar um post falando sobre as teorias da criação dos seres vivos.





Escrito por: Luiza

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Resumo - semana 1 (07 e 09 fev.)

Nessa semana aprendemos como surguiu o universo, a formaçao do sistema solar e de nosso planeta Terra. O Big Bang, foi uma grande explosão (inflaçao), de um ponto no universo menor que uma cabeça de alfinete. A partir daí, os primeiros atómos se formaram, os de hidrogênio. E, esses atómos explodiram, formando as nuvens de hidrogênio, que por sua vez, se unem pela pressão formando o hélio- 2 prótons, 2 neutrôns e 2 eletróns. A partir daí surge as estrelas supermassivas, que duram pouco tempo, e explodem no universo. Com essa explosão, elas enriquecem o universo com matéria. Assim, surge os proto-planetas, um aglomerado de matéria, poeira, e outras coisas existentes no universo. Só que quando a estrela supermassiva explode, uma parte dela restou, formando o Sol. Os restos, ao longo de milhões e milhões de anos, formaram os planetas, até chegar ao nosso sistema solar conhecido hoje. Ou seja, como se formou o sistema solar ? A partir da explosão das estrelas. Mas não pense que o planeta Terra, era assim no começo, ele sofreu muitas mudanças até chegar a esse estado como conhecemos hoje, e é isso que vamos ver agora. A Terra primitiva era composta basicamente por silicato e ferro, e a todo momento meteoros caíam sobre ela. Nesse período, era impossível para nós humanos viver nela, sua superfície era muito quente, com erupções vulcânicas frequentes, e sua temperatura passava dos 1200 graus. Ao longo do tempo, ela começou a se resfriar, criando seu núcleo e manto, para depois formar sua crosta. Isso sem falar do resfriamento da atmosfera primitiva, que era formada por gases quentes da nebulosa. Todo esse processo contou com a presença do Sol, que largava seus raios UV A e UV B. Para isso acontecer levou cerca de 500 milhões de anos.

Escrito por : Jade

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Resumo da aula do dia 09 de fevereiro

Na aula do dia nove de fevereiro, demos uma breve recapitulada no conteúdo do dia 07 de fevereiro falando sobre a teoria do Big-Bang que diz que um minúsculo ponto que graças há uma grande pressão de dentro para fora e fora para dentro causando uma grande inflação dando origem ao nosso planeta e ao nosso Sistema Solar.Existe também teoria da Condensação que diz que estes foram formados em decorrencia da explosão de uma estrela supermassiva, mais especificamente do núcleo da estrela que explodiu foi o responsalveu pela maior parte da formação do nosso Sistema Solar e ela diz também que o sol é formado de gases e que inicialmente a Terra era um aglomerado de pedras, meteoros, poeira, entre outros, assim foram chamados de PROTO PLANETAS.



Com o tempo e com a queda de de meteoros a Terra começou a derreter.A partir dai o nosso planeta estava formado e em cima disso começou a se preparar para que mais tarde surgisse vida aqui.
Logo depois que o planeta foi formado era formado apenas de Silicato e Ferro e possuía uma atmosfera primitiva, que essa era composta por Hidrogênio e Hélio, mas como ainda estava muito quente e ainda não havia entrado no período de resfriamento porque ainda havia queda de meteoritos não deixando com que a Terra esfriasse.Alguns milhares de anos depois, com o resfriamento dos gases da nebulosa estavam se misturando com os da atmosfera primitiva, afora que começou a formar-se um núcleo de ferro derretidoe por último um manto fluído formado de Silicato aumentou a densisade. Na 3° de formação da Terra houve a perda da Atmosfera primitiva, a crosta engrossou, nos separando do manto que este ficou bem denso e o núcleo é divido em duas partes: o núcleo interno, é o que fica mais perto do centro da Terra e o núleo externo é o que fica mais distanciado do centro do planeta.No último estágio houve a formação da atmosfera secundária que está é composta por: metano, amônia, nitrogênio,gás sulfidrico,monóxido de cabono, dióxido de carbonio e água na forma de vapor.

Escrito por: Ana Jaeger

Resumo da aula do dia 07

Na aula do dia 07 de fevereiro, aprendemos a diferença entre Senso Comum e Pensamento Lógico Científico. O senso comum é o que aprendemos durante o dia, a vida. Ele diz o que aconteceu, mas não explica porque aconteceu e o que é EXATAMENTE o que aconteceu. Já o pensamento lógico científico explica isso. Ele diz, por exemplo: O ovo está podre (Essa é a informação que nós temos). Mas o pensamento lógico científico explica, por exemplo: Como apodreceu? O que é o podre?.
Também aprendemos sobre o Big Bang- grande explosão em inglês.

Na realidade, o big bang não foi exatamente uma explosão, mas sim uma inflação. Um pequeno ponto no universo, menor que uma cabeça de um alfinete, cheio de energia explodiu, formando tudo que tem hoje. Depois dessa explosão, para ser exata 3 segundos depois, os primeiros átomos se formaram. Foram os átomos de hidrogênio. Esses átomos explodiram, formando as nuvens de hidrogênio. Várias estrelas existem no Universo, elas são formadas por átomos de hidrogênio que se unem pela pressão. São três tipos: as grandes, as pequenas e as médias. As grandes são supermassivas, duram pouco. Elas explodem pela pressão e, quando explodem, soltam tudo que tinha no seu interior para o universo. Uma estrela dessas explodiu e formou o nosso Sistema Solar. Já as estrelas médias, como é o caso do Sol e da Terra, duram em cerca de 5 bilhões de anos. E, outra coisa, é que o Sol se expande. Isso faz com que ele chegue cada vez mais perto da Terra. Então, ou a Terra irá acabar, ou o Sol irá destruí-la. Mas isso daqui a 4 bilhões de anos.

Escrito por: Luiza

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Formaçao da Terra

Para alcançar o nível de evolução no qual encontra o planeta hoje, foi preciso milhões de anos para que esse se configurasse e pudesse oferecer condições para o desenvolvimento da vida.
Segundo a classe de cientistas a Terra está datada de 4,5 a 5,0 bilhões de anos.

Ao longo de sua formação o planeta já possuiu diferentes características em consistência e principalmente em temperatura, houve períodos com temperaturas extremamente elevadas, e supostamente o planeta passou por processo de glaciação.

Em forma de retrospectiva, segue os principais eventos que marcaram a formação do planeta e de seus habitantes, os seres vivos.

1º evento: Formação da Terra há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, nesse período o planeta era extremamente quente equivalente a uma imensa bola de fogo, não abrigando nem uma forma de vida.

2º evento: Passados milhões de anos após a formação do planeta, a Terra entrou em um processo de resfriamento gradativo, essa alteração originou uma estreita camada de rocha em toda a Terra.

3º evento: Com as mudanças ocorridas na temperatura do planeta, que foi se resfriando, foi expelida do interior da Terra uma imensa quantidade de gases e vapor de água. Esse processo fez com que os gases formassem a atmosfera e o vapor de água favoreceu o surgimento das primeiras precipitações, um longo tempo de chuva ocasionou a formação dos oceanos primitivos, que possuíam cerca de 20 cm de profundidade.

4º evento: A formação dos oceanos foi fundamental para o surgimento da vida no planeta, pois a origem da vida veio dos seres aquáticos. Dessa forma surgiram primeiramente no plantae as bactérias e algas, além de microrganismos, isso há cerca de 3 bilhões e 500 milhões de anos.

5º evento: Essas primeiras formas de vida foram importantes para o surgimento de outros seres. Surgiram então, oriundos dos microrganismos, os invertebrados dentre eles medusas, trilobitas, caracóis e estrela-do-mar, além disso, desenvolveram plantas tais como as algas verdes, todos os seres vivos desse momento habitavam ambientes marinhos.

6º evento: Pouco tempo depois algumas espécies de plantas marinhas desenvolveram a capacidade de se adaptar fora do ambiente aquático migrando para áreas continentais, dando origem às primeiras plantas terrestres.

7º evento: Os animais terrestres tiveram sua origem a partir do momento que algumas espécies de peixes saíram da água dando origem aos anfíbios e posteriormente aos répteis. Houve um tempo no qual o planeta Terra ficou povoado por grandes répteis denominados de dinossauros, esse ficou caracterizado como o Período Jurássico. O período permiano deu origem às plantas com flores e os mamíferos. Os grandes répteis foram extintos há 70 milhões de anos.

8º evento: Há aproximadamente 65 milhões de anos teve início a formação das grandes cadeias de montanhas como o Himalaia e os Alpes. Os animais como os mamíferos e as aves proliferaram por todo o planeta, a atmosfera já possuía as mesmas características atuais.

9º evento: Há aproximadamente 4 milhões de anos surgiram os ancestrais dos seres humanos, o planeta a partir de então entrou em períodos de muito frio ocasionados pelo crescimento das geleiras, no entanto, há 11 mil anos as geleiras se fixaram nas zonas polares.


Por Eduardo de Freitas
FONTE :http://www.mundoeducacao.com.br

Por: Jade


Sistema Solar

Introdução 
O sistema solar é formado por um conjunto de nove planetas, satélites naturais, milhares de asteróides e cometas que gravitam ao redor do Sol. O sistema solar também é composto por uma grande quantidade de gases e poeiras interplanetárias. O Sistema Solar situa-se na Via Láctea.
Conhecendo o Sistema Solar 
A formação do sistema solar remonta há  aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Formou-se de uma gigante nuvem formada por gases e poeira cósmica, originadas de uma grande explosão e colisão de estrelas. 
O tempo necessário para formação do sistema solar, calculam os astrônomos, foi de aproximadamente 100 mil anos. Neste período, os átomos foram se juntando e formando os planetas, satélites e estrelas que conhecemos hoje.
O Sistema Solar é formado por oito planetas: Mercúrio, Terra, Marte, Júpiter,Vênus, Saturno, Urano e Netuno. Até agosto de 2006, Plutão era considerado um planeta, porem, a  União Astronômica Internacional mudou os critérios para a definição de um planeta. Como Plutão é pequeno em relação aos outros, passou a ser considerado um planeta anão ou planetóide. 
Muitos destes planetas podemos visualizar a noite a olho nú ou com a ajuda de um telescópio. Os planetas, ao contrário das estrelas, não possuem luz própria e só podem ser vistos graças a luz que refletem do Sol. Ao redor dos planetas, gravitam 67 satélites, dentre eles a Lua (satélite natural do nosso planeta), que gravita ao redor no planeta Terra.
Nas órbitas de Marte e Júpiter, localizam-se grande parte dos asteróides que variam de tamanho, podendo ser até mesmo minúsculos. Os asteróides são compostos de blocos de rocha, diferente dos cometas que são formados por poeira cósmica e gelo.
Historiadores e paleontólogos acreditam que foi a queda de um cometa em nosso planeta que ocasionou a extinção dos dinossauros na Terra há milhões de anos. A preocupação ainda existe, pois muitos deles passam perto da órbita terrestre. O impacto de um cometa, de grandes proporções, poderia provocar danos incalculáveis ao nosso planeta.


Fonte: http://www.suapesquisa.com/sistemasolar/
Por: Luiza